UF Coussourado e Linhares

UF Coussourado e Linhares

quinta-feira, 26 de março de 2015

Jogo Matemático "O Semáforo"

Semáforo
Autor
O jogo matemático usualmente designado por Traffic Lights (em português, Semáforo) foi inventado por Alan Parr em 1998.

Material
Um tabuleiro retangular 4 por 3.
8 peças verdes, 8 amarelas e 8 vermelhas partilhadas pelos jogadores.

Objetivo
Ser o primeiro a conseguir uma linha de três peças da mesma cor na horizontal, vertical ou diagonal.
Engane-se quem pense que é apenas uma versão ligeiramente mais complexa do que o conhecido jogo do galo. De facto, é um jogo que exige uma certa precisão de cálculo mesmo em tabuleiros pequenos, sendo impossível obter uma situação de empate.

Regras
O jogo realiza-se num tabuleiro, inicialmente vazio. Envolve dois jogadores que vão fazendo uma jogada de cada vez.
Em cada jogada, cada jogador realiza uma das seguintes ações:
• Coloca uma peça verde num quadrado vazio;
• Substitui uma peça verde por uma peça amarela;
• Substitui uma peça amarela por uma peça vermelha.
De notar que as peças vermelhas não podem ser substituídas. Isto significa que o jogo tem de terminar sempre: à medida que o tabuleiro fica com peças vermelhas, é inevitável que surja uma linha de três peças.


Como podemos ver o Semáforo é um jogo matemático que se pode tornar bastante divertido.
Decidimos então construir o nosso jogo do Semáforo. Para isso necessitamos de vários materiais: 2 folhas de papel A4, lápis, lápis de cor, marcador preto, régua e tesoura.
Começamos por dividir uma das folhas A4 em 12 partes iguais para assim termos o tabuleiro de jogo de 4 por 3. A outra folha A4 foi cortada em pequenos quadrados que depois pintamos de verde, vermelho e amarelo para obtermos as peças de jogo. Ficamos assim com todos os materiais necessários para jogar.

O grupo



quarta-feira, 25 de março de 2015

#2 Jovens Investigadores

Liv & Maddie

É uma série do Disney Channel.
A sitcom criada por John Beck e Ron Hart é produzida pela It's a Laugh Productions.

Personagens principais:



  • Dove Cameron -  interpreta as duas gémeas, Liv e Maddie. 

           

  • Joey Bragg – interpreta um dos irmãos de Liv e Maddie, Joey.


  • Tenzing Norgay Trainor – interpreta o outro irmão, Parker.


  • Kali Rocha – interpreta a mãe de Liv e Maddie, Karen.


  • Benjamin King – interpreta o pai de Liv e Maddie, Pete.


Estas personagens juntas formam a família Rooney.


Sara Alves - 9 anos

#1 Jovens Investigadores

O sobreiro

O sobreiro tem um nome científico que é Quercus Suber. A área ocupada por esta árvore corresponde a 23% da totalidade da floresta portuguesa fazendo desta uma das espécies de árvores mais predominantes em Portugal sendo mais comum a sul do rio Tejo, no Alentejo litoral e serras algarvias.
O sobreiro é uma árvore com altura máxima de 20 metros, e os seus frutos são as bolotas.
É oriunda da região mediterrânea.
Fornece madeira para lenha, bolotas para os animais e sobretudo cortiça. A casca da árvore é que dá a cortiça. Esta só fica pronta a ser retirada quando a árvore tem 30 anos. Depois retira-se de 9 em 9 anos.
A um conjunto de sobreiros novos a que nunca se tirou a casca chama-se chaparral.
No nosso país a conservação de sobreiros está assegurada pois está classificada como espécie protegida.

Raquel Gonçalves – 10 anos






quarta-feira, 18 de março de 2015

Apresentação

Neste espaço serão publicadas e partilhadas atividades desenvolvidas pelos jovens investigadores que fazem parte do grupo de apoio ao estudo da União de Freguesias de Cossourado e Linhares – Paredes de Coura. O grupo é bastante heterogéneo, sendo que é composto por alunos cuja frequência escolar varia entre o 1º e o 9º ano do ensino básico.
 Serão apresentados trabalhos de pesquisa acerca de temas do interesse de cada um ou de um grupo de alunos, trabalhos de pesquisa orientada sobre temáticas ligadas ao meio local, trabalhos de pesquisa informativa acerca da atualidade local e outros trabalhos de índole mais pessoal.
O objetivo é o de tornar público o trabalho realizado pelo grupo assim como o de promover uma maior participação de cada um na sociedade. Uma correta prática de cidadania por parte de cada um dos intervenientes fará com que o seu desenvolvimento humano seja potenciado. Para isso será tido em atenção o currículo e programas da educação para a cidadania promovidos pelo Ministério da Educação em 2012.
As Linhas Orientadoras da Educação para a Cidadania (2012) definem a prática de cidadania como um “processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela sociedade” (pág.1), e deve integrar o currículo pois contribui para “a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo” (pág.1). A cidadania alicerça-se nos direitos humanos, justiça social, igualdade e democracia e visa promover a consciencialização e o acompanhamento da evolução da sociedade. (Educação para a Cidadania - Linhas Orientadoras, 2012). A Educação para a Cidadania engloba as dimensões: educação para os direitos humanos, educação ambiental, educação rodoviária, educação financeira, educação do consumidor, educação para o empreendedorismo, educação para a igualdade de género, educação intercultural, educação para o desenvolvimento, educação para a defesa e a segurança/educação para a paz, voluntariado, educação para os media, dimensão europeia da educação, educação para a saúde e a sexualidade.
Sendo que o projeto é levado a cabo num meio local com características bastante próprias também se pretende potencializar uma maior envolvência entre a comunidade e os jovens investigadores, estreitando essa relação e envolvendo o maior número de intervenientes possível.

O responsável

Alexandre Cunha