Neste espaço serão publicadas e partilhadas atividades
desenvolvidas pelos jovens investigadores que fazem parte do grupo de apoio ao
estudo da União de Freguesias de Cossourado e Linhares – Paredes de Coura. O grupo
é bastante heterogéneo, sendo que é composto por alunos cuja frequência escolar
varia entre o 1º e o 9º ano do ensino básico.
Serão apresentados
trabalhos de pesquisa acerca de temas do interesse de cada um ou de um grupo de
alunos, trabalhos de pesquisa orientada sobre temáticas ligadas ao meio local,
trabalhos de pesquisa informativa acerca da atualidade local e outros trabalhos
de índole mais pessoal.
O objetivo é o de tornar público o trabalho realizado pelo
grupo assim como o de promover uma maior participação de cada um na sociedade. Uma
correta prática de cidadania por parte de cada um dos intervenientes fará com
que o seu desenvolvimento humano seja potenciado. Para isso será tido em
atenção o currículo e programas da educação para a cidadania promovidos pelo
Ministério da Educação em 2012.
As Linhas
Orientadoras da Educação para a Cidadania (2012) definem a prática de cidadania
como um “processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à
ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela sociedade” (pág.1), e deve
integrar o currículo pois contribui para “a formação de pessoas responsáveis,
autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em
diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista,
crítico e criativo” (pág.1). A cidadania alicerça-se nos direitos humanos,
justiça social, igualdade e democracia e visa promover a consciencialização e o
acompanhamento da evolução da sociedade. (Educação para a Cidadania - Linhas
Orientadoras, 2012). A Educação para a Cidadania engloba as dimensões: educação
para os direitos humanos, educação ambiental, educação rodoviária, educação
financeira, educação do consumidor, educação para o empreendedorismo, educação
para a igualdade de género, educação intercultural, educação para o
desenvolvimento, educação para a defesa e a segurança/educação para a paz,
voluntariado, educação para os media, dimensão europeia da educação, educação
para a saúde e a sexualidade.
Sendo que
o projeto é levado a cabo num meio local com características bastante próprias
também se pretende potencializar uma maior envolvência entre a comunidade e os
jovens investigadores, estreitando essa relação e envolvendo o maior número de
intervenientes possível.
O
responsável
Alexandre
Cunha
Sem comentários:
Enviar um comentário