UF Coussourado e Linhares

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quarta-feira, 18 de março de 2015

Apresentação

Neste espaço serão publicadas e partilhadas atividades desenvolvidas pelos jovens investigadores que fazem parte do grupo de apoio ao estudo da União de Freguesias de Cossourado e Linhares – Paredes de Coura. O grupo é bastante heterogéneo, sendo que é composto por alunos cuja frequência escolar varia entre o 1º e o 9º ano do ensino básico.
 Serão apresentados trabalhos de pesquisa acerca de temas do interesse de cada um ou de um grupo de alunos, trabalhos de pesquisa orientada sobre temáticas ligadas ao meio local, trabalhos de pesquisa informativa acerca da atualidade local e outros trabalhos de índole mais pessoal.
O objetivo é o de tornar público o trabalho realizado pelo grupo assim como o de promover uma maior participação de cada um na sociedade. Uma correta prática de cidadania por parte de cada um dos intervenientes fará com que o seu desenvolvimento humano seja potenciado. Para isso será tido em atenção o currículo e programas da educação para a cidadania promovidos pelo Ministério da Educação em 2012.
As Linhas Orientadoras da Educação para a Cidadania (2012) definem a prática de cidadania como um “processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela sociedade” (pág.1), e deve integrar o currículo pois contribui para “a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo” (pág.1). A cidadania alicerça-se nos direitos humanos, justiça social, igualdade e democracia e visa promover a consciencialização e o acompanhamento da evolução da sociedade. (Educação para a Cidadania - Linhas Orientadoras, 2012). A Educação para a Cidadania engloba as dimensões: educação para os direitos humanos, educação ambiental, educação rodoviária, educação financeira, educação do consumidor, educação para o empreendedorismo, educação para a igualdade de género, educação intercultural, educação para o desenvolvimento, educação para a defesa e a segurança/educação para a paz, voluntariado, educação para os media, dimensão europeia da educação, educação para a saúde e a sexualidade.
Sendo que o projeto é levado a cabo num meio local com características bastante próprias também se pretende potencializar uma maior envolvência entre a comunidade e os jovens investigadores, estreitando essa relação e envolvendo o maior número de intervenientes possível.

O responsável

Alexandre Cunha

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